Seja Bem Vindo

Ajude nos a levar a palavra de Deus ao mundo.

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).

Membros

Todos os membros poderão enviar mensagens, textos, comentários e participar de promoções exclusivas. Participe.

Acesso para Membros

Não é membro? Cadastre-se!



Principal Quem Somos Noticias Vídeos Reflexão Dicas de Filmes Publicidade Fale Conosco
CONTEÚDO
  • Página Principal
  • Bíblia On-Line
  • Dicas de Filmes
  • Textos para Reflexão
  • Notícias Gospel
  • SMS
  • Publicidade
  • Quem Somos
  • Parceiros
  •  
    Notícias gospel
  • Brasil
  • Cinema
  • Esportes
  • Internacional
  • Missões
  • Música
  • Oportunidades
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • TV
  •  
    utilidades
  • Nossos Banners
  • Para o seu Site e Blog
  •  
    Entretenimento
  • Bate Papo
  • Cartão Virtual
  • Novos Testes Bíblicos
  • Eventos Gospel
  • Vídeos
  • Rádio On-line
  •  
    Siga-nos



    Escolha uma categoria:
    Agradecimentos
    Amor
    Aniversários
    Comportamento
    Curiosidades
    Estudo Bíblico
    Família
    Festas
    Juventude
    Letras de Música
    Mensagens Bíblicas
    Teatro Cristão
    Testemunhos
    Reflexões e Estudos Bíblicos
    Nota: 2.4/5 (56 votos)
    Estudo Bíblico - Semeando aos Corações


    (18132) acessos desde 31/01/2010 - 01h09min

    “TENDO Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.” (Mateus 13:1-8)

    Nessa passagem Jesus nos fala que há vários tipos de solos, esses solos são a representação do coração das pessoas, cada pessoa na Terra tem um tipo de coração que se encaixa em algum desses perfis. Essa parábola nos mostra a relação da palavra de Deus (que é representada por uma semente) em cada um desses corações. São esses tipos de solos (corações):

       1.   Solo junto ao caminho. (Mt 13:4)

       As pessoas que fazem parte desse grupo carregam em si algumas características:

       1.1. Não estão no caminho

    O caminho é Jesus (João 14 : 6). A palavra de Deus fala que esse tipo de pessoa está à margem do Caminho está perto, mas não está nEle. É muito comum vermos essas pessoas nas igrejas, elas veem uma vez ou outra na casa de Deus e logo se desviam ou pior permanecem na casa de Deus sem que haja na vida delas alguma mudança. Ou seja, nunca estiveram no Caminho, estavam perto dEle, mas nunca estiveram nEle, nem estarão.

       1.2. Não dão lugar à semente

    A semente é a palavra de Deus (Mateus 13:19a). Essas pessoas não dão nenhum lugar à palavra de Deus. Como diz na Bíblia não havia um lugar reservado para a palavra de Deus, nenhum lugar especial para que a semente entrasse e por isso a semente (palavra) foi roubada pelas aves (o diabo). Essas pessoas são duras de coração, e ainda tem um coração de pedra.

       1.3. Perdem a semente facilmente

    Essa é uma característica marcante daqueles irmãos que veem na igreja somente para brincar, na verdade não estão interessados na palavra, estão distraídos com outras coisas, namoros, fofocas, etc. E assim deixam facilmente o diabo vir e tomar a semente que estava neles sem que essa semente tenha ao menos a oportunidade de crescer.


    Como essa pessoa pode mudar?

    Devemos mostrar para ela o caminho. Essas pessoas precisam conhecer Jesus verdadeiramente, precisam aprender a dar lugar à semente e guardá-las em seu coração.


       2.   Solos pedregosos. (Mateus 13:5-6)

    As características principais desse tipo de pessoa são:

       2.1. Há muitas pedras em sua vida

    As pedras são a representação dos pecados dessas pessoas. Elas são o reflexo dos métodos de evangelização humanista, onde é pregado às pessoas que se elas vierem para Jesus elas terão várias recompensas. Ou seja, o evangelizador pregou para essa pessoa, mas esqueceu do pecado, essa pessoa vem à Igreja na intenção de receber alguma coisa, reservam um pouco de espaço para a palavra de Deus, mas não há um arrependimento dos pecados, por isso essa pessoa não é perdoada e seu coração ainda está cheio de pedras.

       2.2. Não tinham terra funda

    Como foram explicadas antes, as muitas pedras que são os pecados, ainda estão em seus corações porque não houve um arrependimento verdadeiro e por isso o coração dessas pessoas ainda não foi verdadeiramente transformado. Essas pessoas são aquele tipo que vive de aparência, a sua terra parece funda, mas na verdade não é, no fundo de seus corações ainda há pedras, e para encontrá-las basta apensa cavar um pouco.

       2.3. Não resistem as provações

    No coração dessas pessoas a semente ainda germina e começa a brotar. Mas logo vem o sol que são as provações, como as perseguições, as zombarias, etc. Como essa pessoa não estava verdadeiramente firme em Jesus, pois o pecado ainda estava em seu coração ela não resiste às provações e afasta-se da presença de Deus.


    Como essas pessoas podem mudar?

    Essa pessoa precisa se arrepender verdadeiramente dos seus pecados e retirar as pedras do seu coração para que venha haver apenas terra para a semente. Por isso temos que pregar a verdadeira palavra para essas pessoas uma palavra que gere em seu coração um sincero arrependimento.


       3.   Solos espinhentos. (Mateus 13:7)

    A característica principal desse tipo de pessoa é:

       3.1. Sufocada pelos espinhos

    Os espinhos é o mundo e todo o tipo de corrupção que há nele (Mateus 13:22). Essas pessoas não dão nenhum espaço para a palavra de Deus, o mundo em seu coração é tão valioso que a palavra sequer tem espaço para germinar. Elas estão presas em suas paixões e não estão dispostas a largá-las, não querem negar a si mesmas, ridicularizam a palavra de Deus, a ponto de quando a semente é lançada os espinhos crescem e sufocam ainda mais a palavra.


    Como essas pessoas podem mudar?

    Temos que estar continuamente em oração para que quando formos pregar a essas pessoas o fogo do Senhor (II Crônicas 7 : 1) esteja conosco e possa ser derramado nos corações dessas pessoas, e o mundo que mora nelas venha ser destruído para que haja um espaço para a semente de Deus na vida delas.


       4.   Bons solos

    As características dessas pessoas são o contrário das demais:

       4.1. Estão no caminho certo

    Essas pessoas estão na presença de Deus e sabem que estão no lugar certo, diferentemente da primeira que estava junto ao caminho, essa pessoa está em um bom lugar para que a palavra de Deus possa germinar em seus corações.

       4.2. Dá lugar a semente

    Essas pessoas sempre têm um lugar para a semente, o coração delas é um coração de carne e de fácil penetração para a palavra da vida.

       4.3. Guardam a palavra em sua terra

    Elas seguem o que diz a palavra de Deus em: Salmos 119 : 11. Guardam a palavra de Deus em seu coração para que as aves (o diabo) não roube delas essa semente.

       4.4. Não há pedras em seu solo

    Elas realmente se arrependeram dos seus pecados. No momento em que foram evangelizadas ou ao longo da sua caminhada a palavra de Deus penetrou no seu coração e essa pessoa através do Espírito Santo que convence o homem do pecado percebeu que havia pecados no seu coração e se arrependeu deles.

       4.5. Tem uma terra funda

    O coração dessas pessoas é realmente transformado pelo Senhor, são pessoas que não vivem de aparência, realmente em suas vidas seus pecados foram perdoados, e todas as pedras foram arrancadas. E elas não têm mais com o que se preocupar.

       4.6. Resistem às provações

    Como essas pessoas têm um solo profundo, quando o sol bate nas suas folhas nada acontece demais, elas não secam, pois com as suas raízes conseguem descer mais profundo e encontram água, estão firmadas em Deus e por isso elas conseguem da água da vida.

       4.7. Não há espinhos nessa terra

    O mundo não está nessa pessoa, não há nela espaço para as coisas do mundo, mas somente para as coisas de Deus, por isso não espinho nessas pessoas, somente uma boa terra preparada para receber a semente.

       4.8. Crescem

    As pessoas que conservam essas qualidades são as que conseguem crescer. O coração delas está preparado para receber a palavra de Deus. O seu coração está em boas condições não há impedimento para que a palavra se desenvolva. As suas raízes conseguem encontra água no subsolo, elas sabem se humilhar na presença de Deus e assim recebem da água da vida. E Deus as faz crescer (I Coríntios 3 : 6).

      4.9. Dão frutos

    Essas pessoas além de crescerem elas dão frutos, cada um segundo o que lhe é concedido por Deus. Que depois gerarão mais sementes e nascerão mais frutos.


    Temos que examinar a nós mesmos (I Coríntios 11:28). Precisamos perceber que tipo de solo é o nosso coração, e se não for um solo bom, temos que mudar, para que sejamos como boas árvores plantadas junto ao ribeiro e possamos dar frutos bons (Salmo 1).

     

    Texto enviado pelo usuário: Renato Silva

    E-mail de contato: renatosilva.btos@gmail.com

     

    Enviar Comentário Indicar para um AmigoVersão para Imprimir Assinar Feed
    VER OS COMENTÁRIOS DESTE TEXTO
    ... Há (1) comentário(s) para este texto.
    Jheinis Stefany Jheinis Stefany
    09/06/2010 - 17h01min
    Muito bom a sua esplicação!! isso ajuda muiito os jovens que pregam a palavra de Deus eu acho até qe vcs poderiam colocar alguns estudos assim com explicações para os jovens qe pregam como Eu! Gostei muito do site parabés"" (Jheinis Stefany).

     
     

     

    newsletter

    Digite o seu e-mail abaixo:

    Adicionar Apagar

     
    usuário
  • Fazer Login
  • Cadastrar no Site
  •  
    Enquete
     
    RÁDIO GOSPEL
    Ouça a rádio Gospeljovens
     
    ÚLTIMOS USUÁRIOS

    thamyres
    nova odesa / SP

    Anne caroline
    Rio de janeiro / RJ

    FERNANDA
    PEDRA PRETA / MT

    Geilson Monteiro da Silva
    altamira / PA

    lucas da cruz silva
    fortaleza / CE

    Claudio Cesar
    Diadema / SP

    Criislya
    Morada-Nova / CE

     



    Desenvolvimento de Sites, Portais, Sistemas para Internet e Hospedagem